Caruana Força Sagrada
Paz a todos! Ouvi de Mestre Mundico do Maruacá, o pajé que revelou os mistérios da pajelança, que o mundo dos Encantados está no fundo das águas, porque delas nasceram todas as coisas. Porém, há forças insondáveis que influenciam não só a Encantaria, mas também os viventes na terra e os demais seres, porque tudo está interligado na Natureza.
Uma dessas forças é a da Lua, que age tanto sobre a rotação do nosso planeta, movendo também a imensidão dos mares, quanto sobre a fragilidade da existência humana. O astro influencia até mesmo a vinda dos caruanas ao mundo dos viventes.
A pajelança é um culto que simboliza o encontro entre os viventes e as energias das águas e é necessariamente realizada em época de lua cheia, porque o aumento do nÃvel das marés propicia a vinda dos encantados.
E tamanha é a ação da Lua sobre a cerimônia, que foi dada ao Caruana Força
Sagrada a missão de controlar essa influência das energias lunares.
O Caruana Força Sagra• da é uma das energias mais poderosas e antigas dos Encantados, que não se manifestam diretamente no pajé para auxiliar nos trabalhos de cura, mas têm grande importância no auxÃlio aos viventes, aos pajés e ao próprio equilÃbrio da Natureza.
Este caruana é responsável por conter certas manifestações durante a pajelança, afastando as energias lunares maléficas aos viventes. Assim, propicia que outras energias possam agir em favor do vivente no processo de cura. Ele auxilia também na produção dos chás e unguentos, ditando os horários de preparo e aplicação.
Isso nos mostra como o equilÃbrio entre todas as formas de vida e as energias da Lua é fundamental, segundo os princÃpios da pajelança.
Da mesma forma, a Lua rege também a vida dos pajés por completo. Cabe a eles respeitá-la e utilizar essas energias para o bem dos viventes e para manter a conexão com o mundo encantado. Porque os pajés e seus caruanas têm a missão de ajudar no equilÃbrio entre a natureza e os seres deste mundo. Portanto, se os seres viventes conseguirem conter as matanças ao meio ambiente, há possibilidades de o mundo voltar a tranquilizar-se. Todas as grandes catástrofes terrestres, especialmente a maior que tivemos no sul do Brasil, ou a morte de mais de 1,3 mil pessoas no último hajj, a peregrinação à Meca, por conta das altÃssimas temperaturas, poderia ter sido evitada, não fosse o ataque indiscriminado do homem ao planeta. O mundo agoniza e pede socorro. O alerta segue dia a dia com queimadas, terremotos e tantos outros distúrbios ambientais. Que o Caruana Força Sagrada nos impulsione a zelar mais por tudo e todos. Desejo a todos um domingo de reflexão e consciência ambiental. Bom dia.
Zeneida Lima é pajé, escritora.
Compositora, educadora e ambientalista.