Nossa Escola

A Escola

O projeto de uma escola no meio da floresta nasceu de um sonho de Zeneida Lima, presidente-fundadora da Instituição Caruanas do Marajó (ICMCE). Preocupada com a educação ambiental, com a Amazônia, com a cidadania e com a inclusão social D. Zeneida Lima foi a idealizadora de uma plano que modificaria os rumos da educação dedicada a comunidades extremamente carentes. Este foco deu à escola a oportunidade de levar educação, cultura, ecologiaà crianças que jamais teriam oportunidade de frequentar uma escola pela extrema pobreza.

Muitos pensam que educar consiste em construir escolas. Na verdade, educar está muito além de paredes. A educação se encontra no momento da oportunidade. Como educar sem alimentar? Como educar sem vestir e calçar uma criança? Como educar sem que tenha material de estudo? Este olhar para as comunidades de invasão do município de Soure trouxe a visão humana para o ato de educar.

Os profissionais que hoje atuam na E.R.C. Zeneida Lima de Araújo, foram selecionados por seu desprendimento e compromisso com a educação. São profissionais que dedicam seu tempo não apenas para repassar conteúdo, mas educando para a vida, com valores, exercendo a solidariedade e retirando seus da dura realidade dessas comunidades através de ações de crescimento humano.

Apresentamos aqui o projeto politico pedagógico que discute um modelo ideal de escola para uma situação real das comunidades atendidas pela escola e pela Instituição. Você vai ver nesse documento o perfil institucional e os princípios filosóficos e políticos que norteiam nossa ação educativa.