Nossa Escola

Projetos

O ano de 2012 inicia-se cheio de novas perspectivas para o desenvolvimento de mais ações da Instituição para sua comunidade.

Projeto Vozes Caruanas

É o projeto de musicalização da Instituição Caruanas do Marajó, Coordenado pelo professor Igor Nicolai, músico com vasta experiência em projetos de resgate social no Rio de Janeiro e que trabalho desde 2010 com os alunos da Escola Zeneida Lima de Araújo.

A musicalização das crianças tem o objetivo de trabalhar a auto-estima, a concentração, a coordenação motora e valores como solidariedade, respeito às diferenças, educação dos modos e maneiras e levar a cultura de grandes mestres da música popular e erudita para crianças de comunidades tão carentes.

O projeto já produz resultados animadores, revelando talentos e incluindo todos no aprendizado musical.

[Fotos e vídeos]

 

 


Projeto de Integração Mãos Caruanas

O projeto é um empreendimento que busca o resgate social das famílias das comunidades atendidas pela Escola, através do trabalho, melhorando as relações afetivas dentro do ambiente familiar e consequentemente melhorando o desempenho escolar dos alunos da Escola Zeneida Lima de Araújo. O projeto Mãos Caruanas integra várias atividades manuais relacionadas com a cultura local visando a sustentabilidade de suas ações, já que associa qualidade dos produtos com proteção ambiental e utilização dos recursos naturais para a preservação. Ao gerar emprego e renda estará contribuindo para a movimentação da economia local e principalmente com preocupação ambiental e retorno social.

A seleção dos participantes terá um critério associado aos rendimentos escolares das crianças, pois a parte pedagógica deste projeto visa a melhor interação da mãe com o filho, a observação do cotidiano escolar e no ensinar a mãe a ensinar seu filho.

Este projeto tem todos os elementos para o melhor desenvolvimento humano e educacional e a Instituição Caruanas do Marajó estará na Administração de todos os processos conjuntamente com os profissionais da Escola Zeneida Lima de Araújo.


Projeto Mãos Caruanas Cerâmica

Como parte do projeto Mãos Caruanas as técnicas da cerâmica marajoara será ensina e praticada para a obtenção de um produto de qualidade no Marajó. Os alunos serão aprendizes como parte do processo pedagógico de aquisição da cultura milenar da cerâmica marajoara, e maiores de 14 anos poderão entrar no programa como menores aprendizes regulamentados pela legislação trabalhista.
 

Os projetos Educacionais 2012

A E.R.C. Zeneida Lima de Araújo, inicia o ano letivo de 2012 com ações intensas de educação, cultura, esporte e lazer e meio ambiente propiciadas pela Secretaria de Estado de Educação. As ações de cultura e meio ambiente propiciarão um reencontro do educando com suas raízes marajoaras através da cerâmica, dos contos encantados da Ilha, da filosofia ambiental trazida pelas lendas dos Caruanas e por ações efetivas de preservaçãocomo replantio de mudas, horta escolar e leituras.

As ações de esporte serão amplamente disseminadas entre as crianças por haver um estreito elo entre o esporte e o resgate social das boas práticas humanas, além de uma filosofia de culto à saúde que elimina aspectos nocivos à juventude como alcoolismo, drogas e outras mazelas sociais comuns entre as comunidades.

Com ações de cidadania e respeito às diferenças com a inclusão de alunos especiais, a E.R.C. Zeneida Lima orgulha-se de ser uma Eco-Escola-Inclusiva construída para as crianças e a comunidade carente do município.