Caruanas do Marajó retomam atividades com cursos de gastronomia, turismo e produção cultural
A Instituição Caruanas do Marajó, Cultura e Ecologia, que funciona no municÃpio de Soure, no arquipélago do Marajó, retomou as atividades presenciais, após a suspensão desde março para evitar a proliferação da covid-19.
Com as devidas medidas sanitárias para proteção dos alunos, instrutores e demais funcionários, a aula inaugural foi realizada dia 17, ministrada por Andrenna Scafi, que também é reponsável pelo módulo do curso: Turismo Pedagógico Inclusivo. O outro módulo: Turismo de Base Comunitária em Meio Ambiente foi ministrado por Cristina Penante; Andrea Scafi ministra o o curso: Condutor de Turismo em Ambientes Naturais e Culturais e Madson Santos o instrutor do módulo: Consultoria de MÃdias Sociais e Produção Cultural.
Jamelle Pinheiro, ex- aluno da Instituição, hoje com 21 anos anos faz parte da equipe de produção de artesanato da escola e Raul Prazeres responsável pelo setor administrativo do projeto.
Â
Todos os participantes receberam os kits, contendo camisa e ma?scaras de proteção, além do instituto dispor de álcool em gel e orientar sobre a necessidade de evitar aglomeração.
O curso faz parte do Projeto Ilha de Marajó, Cultura, Arte e Turismo Para Jovens de Talento, realizado em parceria com o Projeto Criança Esperança, da Rede Globo e Unesco.
Â
Instituição se enquadra a novas regras sanitárias para manter os cursos em funcionamento
A pandemia da covid-19 acabou afetando as operações do Projeto Criança Esperança. No primeiro semestre de 2020, os cursos foram interrompidos e a Unesco autorizou as instituições parcerias a utilizarem os recursos dos projetos para a compra de cestas básicas, material de limpeza e higiene, além de máscaras de proteção para serem distribuÃdas à s famÃlias atendidas. A Instituição Caruanas do Marajó, Cultura e Ecologia cumpriu a meta de distribuição entre março, abril e maio.
Com a redução da proliferação do novo coronavÃrus, tomando as precauções necessárias como redução do número de alunos por curso, medição de temperatura, distanciamento social e medidas de higiene e proteção, as ações presenciais da Caruanas foram retomadas parcialmente, mas mantendo as atividades on line.
Â
A direção da entidade informa, que em um ano de extrema incerteza quanto ao futuro, o projeto adequou-se à nova realidade e contou para isso, como uma equipe de trabalho extremamente participativa e focada nos objetivos do projeto de servir à comunidade e preparar nossos jovens de talento para o futuro.
A Instituição Caruanas do Marajó, Cultura e Ecologia, tem como objetivo oferecer educação pública e de qualidade, visando atender a demanda local e regional.
Â
Um dos cursos anunciados é o de Gastronomia Raiz, com a chef Camila Gentile. São lições práticas e fundamentais para o preparo de pratos nutritivos e saborosos, usando matéria prima e ingredientes paraense/ marajoara ), através da correta manipulação dos alimentos e instrumentos presentes na natureza.
Â
O objetivo é desenvolver práticas, armazenagem correta e segura dos alimentos dentro da cozinha, além de estimular o uso de ingredientes locais, criando pratos saborosos, nutritivos e bem apresentados.
O primeiro prato criado foi o arroz paraense, utilizando produtos regionais, ligando a produção de um alimento regional e a sua relação com a cultura do lugar.
Fonte: Instituição Caruanas do Marajó, Cultura e Ecologia