Notícias

Projeto Mãos Caruanas - Cerâmica

Projeto Mãos Caruanas - Cerâmica

Em parceria com a Caixa Econômica Federal através do Programa de Apoio ao Artesanato Brasileiro, o Projeto Mãos Caruanas iniciou a produção estimada em 15.000 peças entre os meses de junho, julho e agosto. Esta produção fará parte das Feiras de Artesanato e Desing que acontecerão entre Outubro, Novembro e Dezembro de 2015 em Brasília, Manaus e Belo Horizonte.

É um orgulho para a Instituição Caruanas do Marajó dar continuidade a todos os apoios recebidos ao longo dos anos de 2007 e 2013 acerca do resgate da arte cerâmica do Marajó. Foram grandes incentivadores deste Projeto o Criança Esperança que proporcionou o despertar dos alunos para essa arte milenar e a formação inicial de nossa mão-de-obra especializada.
Em 2013 contamos com o apoio da SETER - Secretaria de Estado de Trabalho Emprego e Renda que proporcionou capacitação profissional avançada para 30 ceramistas no município de Soure. E hoje a Caixa Econômica Federal está proporcionando o escoamento desta produção e a real geração de renda para as famílias envolvidas e o Sebrae/PA nos destina o apoio técnico necessário à melhoria da qualidade dos produtos Mãos Caruanas, através de parceria técnica com duração de 4 anos.

Nossos agradecimentos especiais a Sra. Ana Jatene que acreditou neste projeto da Instituição Caruanas, ao Criança Esperança da Rede Globo em parceria com a UNESCO que proporcionou o início deste empreendimento, à Caixa Econômica Federal por dar "pernas" à este Projeto, ao Sebrae/PA pela design das peças e técnica da construção de nosso forno através do ceramista Délio Saraiva, e a Dna. Zeneida Lima que tem todos os nossos aplausos por sempre cuidar do futuro de suas crianças e por elevar o nome do Pará e da Ilha de Marajó no Brasil e no mundo.

O Mãos Caruanas funciona de Segunda a Sexta na sede da Instituição Caruanas do Marajó, Cultura e Ecologia e está aberto a visitações.