Notícias

Projeto Mãos Caruanas - Capacitação

Projeto Mãos Caruanas - Capacitação

A Instituição Caruanas do Marajó, Cultura e Ecologia com o apoio da Secretaria de Estado de Trabalho Emprego e Renda, promoveu entre os meses de Novembro de 2013 a Maio de 2014 a capacitação profissional de 80 artesãos para as modalidades de Corte e Costura e Cerâmica Marajoara. Os cursos formaram 30 ceramistas, 30 costureira e promoveram o curso de Cerâmica avançada para 20 cerâmistas.

Os cursos profissionalizantes ocorreram em estrutura própria para o projeto. A Instituição remodelou o barracão de Cerâmica e equipou um Atelier de costura ambos localizados nas dependências da Escola Zeneida Lima de Araújo, na Fazenda "O Mundo Místico dos Caruanas" em Soure, Ilha de Marajó.

O objetivo principal foi criar a mão de obra necessária para o desenvolvimento turístico do município através da geração de renda desses novos profissionais, bem como, incentivar a manutenção da cultura marajoara através da produção da cerâmica da Marajoara.

A Certificação contou a presença de todos os apoiadores do projeto e os diplomas foram conferidos pelas técnicas do projeto Sandra Rocha e Vera Nascimento e representantes do Secretário de Estado de Trabalho Emprego e Renda do Pará, o Exmo Sr. Rodivan dos Santos Nogueira.