Beija-Flor, o pássaro colorido da vida

Beija-Flor, o pássaro colorido da vida

Um bom e belo dia com as energias do Caruana Beija-Flor! O pássaro colorido do Amor.

Na natureza, assim como na pajelança cabocla, mesmo as coisas mais simples têm um significado profundo, que muitas vezes passa despercebido pela maioria dos viventes.

Um exemplo dessa grandiosidade da natureza é justamente um pássaro tão pequeno, belo e ágil que muitas vezes as pessoas não conseguem ver o quanto é especial e importante: o beija-flor.

Os beija-flores são a única espécie de pássaro que podem voar para trás e estão entre as poucas aves que ficam suspensas em pleno ar, durante o voo. As suas asas batem muito rápido, até 80 vezes por segundo. É tão rápido que quase não percebemos as asas deles quando voam.

As pessoas se encantam também com as lindas penas dos beija-flores, que parecem mudar de cor conforme a luz incide sobre elas. São quase como seres mágicos que vieram para alegrar o nosso mundo.

Mas o beija-flor é muito importante também para a natureza, porque contribui para a reprodução das plantas. Ele suga o néctar das flores para se alimentar e, quando visita outras flores, espalha nelas os grãos de pólen que ficam no bico e nas penas. Assim, ajuda as plantas a se reproduzirem, para gerar novas sementes e frutos.

Na pajelança cabocla, o Caruana Beija-Flor também é muito importante, assim como essas lindas e graciosas aves são importantes para a vida na Terra. É o Caruana que protege o culto a encantaria e à integridade física do Pajé.

Ele zela pelas energias dos Pajés, para ficarem presas à terra durante o ritual da pajelança e para que nada de mal aconteça aos pajés quando os Caruanas retornarem ao mundo encantado.

As energias do Caruana Beija-Flor são alegres, benfazejas e trazem a felicidade da luz com os graciosos movimentos de suas asas, da mesma forma que os beija-flores nos encantam e espalham alegria e luz por onde passam com seu lindo voo celestial.

Cuide, conheça, ame e preserve a natureza. Ela é a nossa casa! O futuro de gerações milenares a vir. Vamos receber a Páscoa 2024 renovados pela energia que emite responsabilidade e amor pelo planeta. Bom domingo a todos com o melhor que há no voo do Beija-Flor ao seu redor.

Zeneida Lima é pajé Caruana, ambientalista e escritora