Criança Esperança apoia Projeto Construindo o Futuro a partir das tradições culturais Marajoaras

Criança Esperança apoia Projeto Construindo o Futuro a partir das tradições culturais Marajoaras

Instituição Caruanas do Marajó Cultura e Ecologia
Projeto Construindo o Futuro a partir das tradições culturais Marajoaras
www.caruanasdomarajo.com.br

Beneficiados Diretos: 132
Beneficiados Indiretos: 528
Criança Esperança


Endereço: Segunda Rua 264 - Centro - Soure - PA - CEP 68870-000
Telefone: (91) 3741-1488

A Instituição

A Instituição Caruanas foi fundada em 2003 com o objetivo de preservar e defender o meio ambiente da Ilha do Marajó. Promove o acesso à educação básica (Jardim e 1ª a 4ª séries) para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos em situação de risco social que apresentam casos de violência, abuso sexual e exploração infantojuvenil. A Instituição tem o objetivo de incentivar, organizar e acompanhar programas de geração de renda, ações educativas em saúde, cidadania e responsabilidade social. São oferecidas oficinas de capoeira, danças típicas, musicalização, handebol, vôlei, futebol de salão, artesanato e reciclagem.

Objetivo do projeto

Capacitar os jovens aprendizes em cerâmica e em bordado, para que possam transformar o conhecimento e habilidade desenvolvidas em atividades produtivas, tornando-os capazes de garantir sua sobrevivência e inclusão social de forma sustentável. Promover a releitura das tradições marajoaras, integrando conceitos e know-how contemporâneos para confecção de artesanato, vestuário, música e dança. A instituição já teve o apoio do Criança Esperança em 2008, com o mesmo projeto.

Com o apoio do Criança Esperança, o projeto vai dar continuidade às oficinas de cerâmica e bordado; oferecer aulas de empreendedorismo e rodas de leitura (com textos de autores locais e textos sobre cerâmica e bordado). Com os recursos, será possível comprar material de consumo e de expediente, fornecer uniformes, alimentação e transporte para as crianças; manter 2 mestres de cerâmica, 1 (uma) professora de bordado, 1 professor de empreendedorismo e 8 professores da escola.